Trump cai o governo dos EUA, Xi enfatiza: na China, tudo corre como sempre

Trump cai o governo dos EUA, Xi enfatiza: na China, tudo corre como sempre
Donald Trump, presidente doHong Kong/Pequim, introduz extensas mudanças no governo dos EUA e reverteu décadas de política externa nos Estados Unidos, o líder chinês Xi Jinping está se preparando para uma assembléia política significativa que deveria transmitir outra coisa: estritamente controlada estabilidade.
Encontros em Pequim
Nesta semana, na capital chinesa, milhares de delegados chegam às “duas sessões” anuais, um espetáculo altamente coreografado, no qual Xi e seus funcionários públicos apresentam a China como um grande poder que está confiante em sua direção e está progredindo constantemente sua competência tecnológica e sua escalada global.
Eventos políticos e objetivos econômicos
Na manhã de quarta -feira, a imagem simbólica para Pequim é reforçada pelo primeiro discurso de Trump perante o Congresso, que coincide com uma espécie de "discurso do estado" do segundo chinês mais poderoso, Li Qiang. Isso é realizado na reunião de abertura do Congresso Popular Nacional (NPC), que já abnou decisões tomadas a portas fechadas.
publicidade curta
Espera -se queLi anuncie e explique aos objetivos anuais da China para crescimento econômico e gastos militares sobre como Pequim planeja continuar seu crescimento econômico e mudar para um grande poder tecnológico, apesar da crescente pressão dos EUA.
Pressão econômica e conflitos comerciais
As “duas sessões” deste ano, que duram cerca de uma semana e incluem o NPC e o comitê consultivo mais alto do país, comece em um momento em que a Casa Branca deseja dobrar as tarifas adicionais em todas as importações chinesas para os EUA - de 10 % antes. Esses impostos são adicionados às tarifas existentes a centenas de bilhões de dólares em produtos chineses.
Como Pequim reagirá a este último passo permanece incerto. No mês passado, a China reagiu a certas espécies de carvão americano e gás natural liquefeito, além de uma alfândega de 10%para petróleo bruto, máquinas agrícolas e veículos grandes com a sobretaxa de uma taxa de imposto de 15%.
Estratégia de inovação da China
Independentemente desses desafios, os analistas não esperam grandes surpresas políticas ou mudanças de curso. A verdadeira decisão da decisão está no Partido Comunista da China, cuja autoridade é indiscutível no país - e Xi tem sido o líder mais poderoso do partido há décadas.
O aumento das tarifas - e os outros controles econômicos e tecnológicos iminentes - lançam uma longa sombra sobre as "duas sessões", nas quais os observadores também prestarão atenção à maneira como Pequim continua a lidar com as crescentes dificuldades econômicas em seu próprio país.
Confie na tecnologia
Com uma onda de auto -confiança e orgulho nacional no setor de tecnologia, a China entra em "duas sessões" deste ano. A empresa privada de IA chinesa Deepseek surpreendeu recentemente o Vale do Silício com seu mais recente modelo de linguagem de código aberto. Além disso, os Peijings já levaram frutas com a Tesla, já que a principal fabricante de veículos elétricos que a China agora está competindo com a Tesla.
Suporte para o setor privado
Espera -se que a liderança da China continue investindo em inovação, a fim de tornar a segunda maior economia do mundo em alta tecnologia. A XI e seus funcionários consideram chips de alta qualidade, computação quântica, robótica e IA para serem decisivos para o crescimento econômico e a modernização da produção chinesa. "A China precisa encontrar um novo mecanismo para seu desenvolvimento econômico. O modelo antigo, que foi baseado em grandes infraestruturas e projetos de construção, provavelmente não funcionará mais ... e o setor de tecnologia é a maneira mais promissora que a China tomou", disse o cientista político Liu Dongshu, da Universidade da cidade de Hong Kong.fortalecer o controle político
A reunião deste ano será mostrada novamente como o aparato político por trás da visão de Xi Jinping representa o futuro, apesar dos obstáculos econômicos do país. "O NPC deste ano ficará indignado a garantir a ascensão da China e consolidar a atitude em relação às incertezas globais", diz Nis Grünberg, analista principal do Merics Denkfabrik na Alemanha.
A economia chinesa enfraquecida, que é afetada por uma crise no setor imobiliário e uma alta dívida dos municípios, é observada de perto pelos especialistas. A recuperação pode ser um desafio, enquanto Pequim também pode implementar estratégias para estimular o consumo e apoiar a indústria.
Resumo e Outlook
Em conclusão, a China provavelmente apresentará a China a apresentar novas medidas para melhorar o setor de consumo e apoio nos próximos dias. Outros países devem prestar atenção em como a China permanece apesar dos desafios do que é: uma nação que está pronta para aparecer como pioneira no comércio e na ordem global.