Novo estudo revela abuso sistemático na diocese de Trier

Novo estudo revela abuso sistemático na diocese de Trier

Um novo estudo da Universidade de Trier ilumina as dimensões aterrorizantes do abuso sexual na diocese de Trier e lança uma luz firmemente crítica entre 1981 e 2001. Durante esse período, 199 pessoas, quase todas menores, foram vítimas de violência sexual por padres católicos e funcionários da igreja. As estimativas indicam que os números reais podem ser muito maiores.

O papel da gestão da diocese

Um ponto central do estudo é de responsabilidade da administração da diocese sob o bispo Hermann Josef Spital, que serviu de 1981 a 2001. Essa autoridade é criticada de que, apesar das informações internas, não tomou nenhuma medida para informar órgãos estatais ou tomar medidas legais. Isso inclui a maneira perdida de usar uma comissão independente para investigar as alegações.

As vítimas e suas histórias

Entre as 199 vítimas documentadas são quase 80 % do sexo masculino e cerca de 20 % do sexo feminino. A autenticação desses relatórios chocantes é baseada na análise de mais de 1000 arquivos de pessoal da igreja, bem como 20 discussões com as testemunhas afetadas e contemporâneas. Talvez o destino de três pessoas que cometeram suicídio em conexão direta com o abuso sofrido talvez seja particularmente trágico. Isso ilustra as sérias conseqüências psicológicas que deixam o abuso sexual em crianças e adolescentes.

Reação das autoridades do estado

Os resultados do estudo também são direcionados contra a supervisão das autoridades estatais na Rhineland-Palatinate e Saarland. É criticado que, em muitos casos por ataques sexuais, nenhum passo legal foi iniciado. Em vez disso, muitas vezes parecia ser o objetivo de encobrir esses incidentes e esclarecer o problema silenciosamente, sem ligar as autoridades policiais.

medidas e consequências inadequadas

É

alarmante que nenhum procedimento de lei canônica contra os autores tenha sido iniciada durante o período de exame de 20 anos. Dos 49 suspeitos, houve apenas três condenações, que, no entanto, apenas levaram a multas de liberdade condicional de dois anos-este total entre 25 e 41 alegações. As medidas inadequadas mostram que a segurança de crianças e adolescentes não era suficientemente garantida porque foram expostos repetidamente aos autores bem conhecidos.

importância abrangente do estudo

O estudo não é apenas um documento do passado, mas também abre a discussão sobre as reformas necessárias dentro da Igreja Católica. Ele pede melhorar a prevenção da violência sexual e ouvir as vítimas. Ao mesmo tempo, lidar com os incidentes de abuso é uma parte importante da crise atual com a qual a Igreja Católica na Alemanha enfrenta.

Os resultados deste estudo não servem apenas como uma acusação contra o fracasso das instituições, mas também são um apelo urgente à sociedade de lutar contra tais ofensas e fazer campanha pelas vítimas. É essencial não apenas trabalhar a história, mas também aprender a evitar sofrimento semelhante no futuro

- nag