Ditib-Mam em Regensburg: controvérsia em torno da célebre saudação de lobos

Ditib-Mam em Regensburg: controvérsia em torno da célebre saudação de lobos

Os últimos eventos em torno da mesquita Ditib em Regensburg levantaram questões sobre atitude política nas comunidades turcas na Alemanha. Um excelente exemplo é o Imam Ali Aydin Derviş, que comemorou o "Wolfsgruss" durante um jogo de futebol do Campeonato Europeu, uma placa que está conectada aos grupos extremistas corretos, especialmente os lobos cinzentos.

eco crítico sobre as declarações do imã

Em 3 de julho, após a vitória da seleção turca contra a Áustria, o Imam Derviş postou comentários muito críticos no Facebook sobre os "WolfsGreetings" do jogador Merih Demiral. Suas palavras em que ele elogiou a saudação "no coração do coração da Europa" receberam mais de 100 curtidas. Isso levou a uma discussão em várias camadas sobre o papel que a comunidade Ditib desempenha na Alemanha e as implicações políticas associadas.

Reação da comunidade Ditib

O Conselho da Comunidade Ditib em Regensburg reagiu ao incidente protegendo Derviş, mas reconheceu que suas declarações eram percebidas como "inadequadas". Quando perguntado, o conselho garantiu que a conversa com o imã estava "imediatamente", procurando a impressão de que a organização tem mais a ver com a imagem do que um exame mais profundo de visões extremas.

O contexto da "saudação de lobo"

A "saudação de lobo" não é apenas um símbolo esportivo, mas também uma característica política dos lobos cinzentos extremistas de artes, que são responsáveis por numerosos atos de violência na história turca. Este grupo é considerado uma das maiores organizações extremistas da direita na Alemanha e está sob observação pelo Escritório Federal para a Proteção da Constituição.

Efeitos e desafios sociais

Os incidentes em torno da mesquita Ditib em Regensburg refletem uma tendência mais ampla e mostram que posições extremamente de direita nas comunidades turcas na Alemanha ainda são generalizadas, como Jan Nowak observa de "conselhos móveis contra o extremismo de direita Bavaria". É aterrorizante que o nacionalismo, o racismo e outras ideologias discriminatórias também sejam populares em comunidades que experimentaram a discriminação.

Necessidade de educação e sensibilização

Para resolver o problema, Novak pede maior conscientização dentro da comunidade turca e um acordo com as ideologias baseadas em visões tão extremistas. É necessário realizar o diálogo sobre esses tópicos, a fim de neutralizar essas correntes perigosas e aumentar a conscientização sobre as realidades políticas.

Conclusão: um desafio para integração

As reações ao incidente em Regensburg são uma chamada de despertar para a sociedade como um todo. É essencial que tanto a comunidade turca quanto a própria sociedade alemã lidam com o fenômeno do extremismo da direita turca, a fim de fortalecer o terreno comum e reduzir a hostilidade. Somente através do diálogo aberto e da promoção da tolerância, podemos coexistir em uma sociedade pluralista.

- nag