Conferência do Clima COP30: Brasil em Foco – Pode Salvar o Mundo?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Brasil. 196 países discutem medidas contra a crise climática.

Die COP30 findet vom 10. bis 21. November 2025 in Belém, Brasilien, statt. 196 Staaten diskutieren Maßnahmen gegen die Klimakrise.
A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Brasil. 196 países discutem medidas contra a crise climática.

Conferência do Clima COP30: Brasil em Foco – Pode Salvar o Mundo?

Em poucos dias chegou a hora: a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025 abrirá suas portas de 10 a 21 de novembro em Belém, capital do estado brasileiro do Pará. Representantes de 196 países da ONU, incluindo numerosos cientistas, jornalistas e ONG, reunir-se-ão para discutir a questão cada vez mais premente do aquecimento global e do consumo de gases com efeito de estufa. Esta conferência é particularmente significativa porque, tal como a COP30, marca a 30ª reunião desde a primeira cimeira do clima no Rio de Janeiro em 1992, na qual a Convenção-Quadro sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) foi assinada. Desde então, muita água fluiu pela Amazônia – e as mudanças que isso causou tornam a proteção climática ainda mais urgente.

Relatórios recentes mostram que a temperatura média global em 2024 já estava 1,6 graus acima dos níveis pré-industriais. Portanto, um dos principais objectivos da conferência será limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 graus Celsius, a fim de evitar consequências catastróficas para o ambiente e a agricultura. Neste ponto, serão discutidos não só os progressos dos últimos anos, mas também o apoio aos países pobres que sofrem particularmente as consequências das alterações climáticas.

Principais tópicos de discussão na COP30

A lista de temas que serão abordados durante a COP30 é longa. Os principais focos incluem a proteção da floresta amazônica, a promoção da biodiversidade oceânica, as questões relacionadas à pesca, os direitos das mulheres e dos trabalhadores e os desafios no setor do turismo. Uma greve climática global, organizada pela Fridays for Future, está planeada para 14 de Novembro e certamente enviará uma mensagem de urgência.

A década actual é considerada crucial para o futuro do clima, uma vez que o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas sublinhou que as emissões devem ser reduzidas para metade até 2030, a fim de não exceder o limite de 1,5 graus. Exceder este limite pode resultar em grandes áreas de terra tornarem-se inabitáveis ​​e, assim, ter sérios impactos nos meios de subsistência e no ambiente.

Revisão do desenvolvimento da política climática internacional

A conferência da ONU em Belém não é a primeira do género. Volta ao Brasil, onde ocorreu a primeira cúpula do clima no Rio, há mais de 30 anos. Desde então, houve inúmeras conferências com menos sucesso. Por exemplo, a base jurídica para muitas conferências subsequentes, o Protocolo de Quioto, foi negociada em 1997, mas apenas os países industrializados comprometeram-se e não os países emergentes. Esta desigualdade também será um problema em Belém, quando os países em desenvolvimento exigirem mais uma vez mais apoio financeiro.

Os desafios certamente cresceram nos últimos anos. Conflitos como os causados ​​pela guerra na Ucrânia ou pela pandemia corona garantiram que os objetivos do tesouro climático fossem por vezes relegados para segundo plano. Os EUA, em particular, que têm o segundo maior nível de emissões de gases com efeito de estufa do mundo, chegaram às manchetes devido à retirada do Presidente Donald Trump do acordo de protecção climática. Apesar de tudo isto, muitas cidades nos EUA mostram que continuam empenhadas na proteção climática e que estão a implementar medidas para reduzir as emissões.

Independentemente das diversas questões que serão colocadas à mesa, permanece a questão de saber se os Estados continuarão a amarrar as botas na protecção climática após a cimeira climática de Paris em 2015 e as muitas conferências subsequentes. Os próximos onze dias em Belém mostrarão como o rumo da proteção climática global continuará.

Os próximos grandes desafios para o período após a COP30 já foram determinados. A próxima conferência sobre o clima em 2026 terá lugar na Austrália ou na Turquia e o rumo para o futuro do planeta também será definido lá.

Para obter mais informações sobre sua preparação para a Conferência Mundial do Clima, visite: Watson, notícias diárias e Paz Verde.