Conferência do clima no Brasil: o grande apelo da Alemanha para salvar o clima!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Brasil, para avaliar o Acordo Climático de Paris.

Die UN-Klimakonferenz COP30 findet vom 10. bis 21. November 2025 in Belém, Brasilien, statt, um das Pariser Klimaabkommen zu evaluieren.
A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Brasil, para avaliar o Acordo Climático de Paris.

Conferência do clima no Brasil: o grande apelo da Alemanha para salvar o clima!

A contagem regressiva já começou: daqui a alguns dias terá início a conferência climática da ONU COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Brasil. A conferência é um marco muito especial porque marca o décimo aniversário do Acordo Climático de Paris. Uma ocasião que não só nos lembra o que alcançámos, mas também aponta os desafios que ainda temos pela frente.

Os Estados são convidados a apresentar as suas contribuições nacionais para a protecção do clima (NDC). O objectivo é claro: o aquecimento global deve ser limitado a um máximo de 1,5 graus. Mas o Dr. Hubert Meisinger manifesta preocupação de que os planos apresentados até agora provavelmente não serão suficientes para atingir este objectivo. É aqui que a coisa fica emocionante: como reagirão os países participantes à urgência da situação?

Exigências da Aliança Climática Alemanha

A Aliança Climática Alemã, à qual também pertence a EKHN, já publicou antecipadamente demandas para a conferência que focam na necessidade de melhorar a situação climática. Isto inclui um aumento significativo no financiamento climático. No orçamento de 2026, a Alemanha deverá aumentar a sua contribuição para o financiamento internacional do clima para 7 a 8 mil milhões de euros e até aumentá-la para 12 mil milhões de euros até 2030.

Para conseguir isto, a aliança apela à utilização de fontes de financiamento inovadoras, tais como taxas sobre viagens aéreas e combustíveis fósseis. A implementação de um programa abrangente de protecção do clima também é necessária para melhor alcançar os objectivos climáticos nacionais em áreas como os transportes e os edifícios. É também salientado que a Alemanha deve agir como um parceiro confiável na cooperação climática e para o desenvolvimento e apoiar os países vulneráveis.

Expandir os fundos de adaptação

Outro ponto importante é a ampliação do fundo de adaptação. Trata-se de apoiar os países do Sul Global para que possam desenvolver e implementar os seus planos nacionais de adaptação (PAN). Em meio a esses desafios, a comunicação continua crucial. A Aliança Climática Alemã elaborou um pacote de comunicação para fornecer informações sobre os antecedentes da conferência e promover o diálogo sobre estes tópicos essenciais.

Há muita coisa em jogo na próxima cimeira do clima em Belém. A comunidade global é chamada a trabalhar em conjunto para desenvolver soluções e continuar resolutamente no caminho escolhido para a protecção do clima. Analisar os próximos passos será, portanto, crucial. As necessidades, os desafios e as perspectivas devem ser discutidos intensamente para que as gerações futuras possam crescer num ambiente em que valha a pena viver.