VfL Wolfsburg: Objectivos climáticos falhados – os adeptos devem repensar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

VfL Wolfsburg falha metas climáticas; Os fãs são incentivados a viajar de forma mais ecológica. A DFL está planejando requisitos de sustentabilidade mais rígidos.

VfL Wolfsburg verfehlt Klimaziele; Fans aufgefordert, umweltfreundlicher zu reisen. DFL plant strengere Nachhaltigkeitsvorgaben.
VfL Wolfsburg falha metas climáticas; Os fãs são incentivados a viajar de forma mais ecológica. A DFL está planejando requisitos de sustentabilidade mais rígidos.

VfL Wolfsburg: Objectivos climáticos falhados – os adeptos devem repensar!

O VfL Wolfsburg estabeleceu objectivos climáticos ambiciosos, mas a realidade é diferente. De acordo com um relatório de NDR O clube ainda não alcançou a desejada redução de CO2 de 37% até ao final de 2025, mas apenas de 21%. O que é ainda mais notável é que, apesar destes contratempos, o responsável pela sustentabilidade, Nico Briskorn, está satisfeito com o progresso alcançado até agora. As metas climáticas originais para 2020 foram formuladas de forma mais ambiciosa, mas foram criticadas como enganosas.

Uma componente central da estratégia é a redução das emissões de CO2 no contexto do Acordo Climático de Paris. O declínio anual previsto de 6,45% é necessário para atingir a meta de 1,5 graus. A Ajuda Ambiental Alemã (DUH) elogia os esforços do VfL, mas critica os objetivos iniciais irrealistas. Na área de influência direta, o clube consegue poupanças de 43%, enquanto no setor energético são possíveis poupanças de 58% através da utilização de eletricidade verde e da gestão eficiente dos consumos.

Desafio da mobilidade

Um grande problema para o VfL Wolfsburg são as emissões resultantes da mobilidade. A chegada e saída de ventiladores é responsável por uma enorme proporção das emissões de CO2, estimadas entre 70 e 80%. O DUH apela à redução dos lugares de estacionamento, a fim de incentivar os adeptos a utilizarem meios de transporte mais ecológicos. No entanto, o VfL Wolfsburg não está actualmente a planear quaisquer medidas obrigatórias, mas confia na persuasão.

A própria infraestrutura do estádio também tem impacto no equilíbrio ambiental. A Arena Volkswagen não necessita apenas de energia para iluminação e ar condicionado, mas também grandes quantidades de água para instalações sanitárias e para irrigação do campo. Além disso, um jogo diante de 30 mil torcedores provoca quantidades significativas de desperdício, o que prejudica ainda mais o equilíbrio ecológico. O objetivo é reduzir gradualmente o impacto ambiental, trabalhando com vários parceiros.

Compromisso além do campo

Além disso, o VfL está a investir num fundo climático NABU que promove o armazenamento de CO2 através da reumidificação das charnecas. Estão também planeadas outras campanhas para sensibilizar os adeptos para a questão da protecção climática. As iniciativas ecológicas e de sustentabilidade também estão a encontrar ressonância noutras áreas do futebol. Com o projeto “NKI: Proteção Climática no Futebol Amador”, a DFB apoia os clubes na melhoria do seu próprio equilíbrio ambiental, o que sublinha a importância da sustentabilidade em todo o desporto. Informações e assistência podem ser encontradas no site da DFB.

A Liga Alemã de Futebol (DFL) planeia reforçar os seus requisitos de sustentabilidade a partir da próxima época. Os clubes que não cumprirem as suas obrigações correm o risco de ter a sua licença revogada. Isto aumentará a pressão sobre o VfL Wolfsburg para melhorar de forma sustentável o seu rumo no que diz respeito à protecção do clima e do ambiente.