Sustentabilidade nas escolas: Novos materiais didáticos da Misereor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba mais sobre a Caixa de Ferramentas Climática e Justiça de Misereor, disponível a partir de 11.11. até 9h12. o treinamento é fornecido online.

Erfahren Sie mehr über die Toolbox Klima & Gerechtigkeit von Misereor, die von 11.11. bis 9.12. online fortgebildet wird.
Saiba mais sobre a Caixa de Ferramentas Climática e Justiça de Misereor, disponível a partir de 11.11. até 9h12. o treinamento é fornecido online.

Sustentabilidade nas escolas: Novos materiais didáticos da Misereor!

O que move o cenário educacional na Alemanha? Um tema atual que tem gerado muito interesse nas últimas semanas é a educação sustentável e o ensino da justiça climática nas escolas. O foco principal está na “Caixa de Ferramentas para Clima e Justiça” de Misereor, que fornece extensos materiais didáticos para o ensino secundário de nível II. Estes materiais são adequados não só para escolas de ensino geral, mas também para escolas profissionais e oferecem diversas abordagens metodológicas para a implementação do tema.

Também é oferecido um evento digital na série de treinamento “Os 17 Objetivos de Sustentabilidade – Lanches de Aprendizagem para Professores”, que acontece em colaboração com diversas organizações sem fins lucrativos. No dia 4 de dezembro de 2025, os professores poderão participar via Zoom a partir das 17h. às 18h00 O objetivo destes eventos é tornar tangível a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). Os curiosos podem encontrar mais informações no site da Misereor em weltkirche.katholisch.de.

Avanços na educação climática

Outro player importante nesta área é a Klimabildung e.V. associação, que está ativamente comprometida com o desenvolvimento sustentável e a justiça climática. A equipe trabalha em estreita colaboração com professores, alunos e alunos para desenvolver formatos educacionais inovadores. O foco aqui é transmitir conhecimentos básicos e práticos sobre educação climática e EDS. A abordagem vai além do conhecimento teórico, uma vez que os projetos são implementados diretamente nas escolas, dando um contributo tangível para o combate à crise climática.

Klimabildung e.V. atualmente fez grandes progressos e está entre os 7 primeiros no startsocial quando se trata de desenvolvimento de clubes e estratégia financeira. Um novo projeto intitulado “Transformadores do Futuro” terá início em junho de 2025, que visa envolver jovens multiplicadores da Renânia do Norte-Vestfália e grupos de jovens locais para desenvolverem juntos projetos de proteção climática. O relatório anual de 2024 oferece uma visão profunda das atividades do clube e mostra o compromisso com a educação sustentável. Você pode descobrir mais sobre isso no Klimabildung e.V. site em climaeducation.org.

Escolas como uma força de mudança

Numa altura em que a consciência dos desafios climáticos está a aumentar, cabe também às nossas instituições educativas dar face às mudanças na linha da frente da mudança. Seja através dos materiais da Misereor ou dos projetos da Klimabildung e.V. - as iniciativas oferecem recursos valiosos para envolver os estudantes de forma ativa e comprometida no processo de desenvolvimento sustentável.

A colaboração entre escolas, professores e organizações continua a ser essencial para transformarmos a educação em conjunto e equiparmos as gerações futuras para enfrentarem os desafios da crise climática. Neste sentido, é tempo de todos os intervenientes contribuírem para tornar o panorama educativo sustentável e promover abordagens frutíferas.