Pioneiros do clima reúnem-se em Belém: COP30 começa hoje!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A COP30 começa hoje em Belém, Brasil, com foco na pesquisa climática e nas colaborações internacionais para implementar o Acordo de Paris.

Heute beginnt die COP30 in Belém, Brasilien, mit dem Fokus auf Klimaforschung und internationalen Kooperationen zur Umsetzung des Pariser Abkommens.
A COP30 começa hoje em Belém, Brasil, com foco na pesquisa climática e nas colaborações internacionais para implementar o Acordo de Paris.

Pioneiros do clima reúnem-se em Belém: COP30 começa hoje!

Hoje, 10 de novembro de 2025, começa em Belém, Brasil, a 30ª Conferência Mundial do Clima (COP30). 198 Partes da UNFCCC reúnem-se aqui para discutir os próximos passos na implementação do Acordo de Paris. No meio de uma crise climática cada vez mais grave, a urgência das questões não pode ser ignorada.

Um tema central da conferência são as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), que representam os planos de redução de gases com efeito de estufa de cada estado. No entanto, as expectativas são fracas: os especialistas alertam que os NDC a nível mundial não serão suficientes para cumprir as metas climáticas associadas – um máximo de 2 graus, idealmente 1,5 graus. A adopção de indicadores para medir o progresso rumo ao objectivo de adaptação global também está na agenda.

Financiamento para proteção climática

Outro foco das negociações será o financiamento climático. O ambicioso objectivo de disponibilizar anualmente 1,3 biliões de dólares para a protecção do clima até 2035 deverá ser alcançado, em particular, através da mobilização de fundos privados. Estes recursos financeiros são cruciais para tomar as medidas necessárias em matéria de alterações climáticas e para prestar apoio aos países mais pobres que são mais afectados.

A conferência é acompanhada por uma feira climática que serve para troca de informações sobre a implementação do Acordo de Paris. O Ministério Federal de Pesquisa, Tecnologia e Espaço (BMFTR) é particularmente ativo e está representado no Pavilhão Alemão no formato “Noite Ciência para Ação”. A tónica será colocada na cooperação internacional na investigação climática. Um destaque será a apresentação do bem-sucedido projeto teuto-brasileiro ATTO na floresta amazônica.

Uma plataforma de intercâmbio e colaboração

A “Noite Ciência para Acção” centrar-se-á no lema “Cooperação internacional na investigação sobre alterações climáticas: construção de dados, confiança e impulso para a mudança”. Os participantes têm a oportunidade de trocar experiências sobre colaboração internacional em pesquisa e discutir soluções propostas. A transmissão ao vivo deste evento estará disponível no dia 19 de novembro de 2025 às 19h. hora local (1h00, hora alemã).

O desafio colocado pelas alterações climáticas não é conhecido apenas desde o início das conferências climáticas da ONU. Quase 200 países reúnem-se anualmente para estas reuniões há quase 30 anos, mas os gases com efeito de estufa aumentaram 60% durante este período. Isto mostra quão urgentes e necessárias são as nossas medidas, enquanto vozes críticas, como a do investigador climático Mojib Latif, exigem que sejam finalmente tomadas medidas agora, em vez de apenas negociar.

Os sucessos e fracassos de conferências anteriores moldam as discussões atuais. O Acordo de Paris de 2015, que conseguiu reduzir o aquecimento global de 3,5 para 2,7 graus, continua a ser um ponto positivo. O Acordo de Paris obriga os estados a estabelecer novas metas climáticas a cada cinco anos, cuja eficácia é então verificada.

Com estes temas, a COP30 proporcionará uma oportunidade importante para avançar em ações ambiciosas de política climática e discutir modelos de cooperação redesenhados. O mundo olha para Belém, onde cresce a pressão para tomar medidas concretas rumo a um futuro favorável ao clima.