Berlim está investindo 570 milhões: é assim que o futuro climático está sendo moldado
Berlim está a investir 570 milhões de euros na proteção climática e ambiental até 2027, a fim de reduzir significativamente as emissões de CO2.

Berlim está investindo 570 milhões: é assim que o futuro climático está sendo moldado
Muita coisa está acontecendo em Berlim na área de proteção climática. O Senado decidiu disponibilizar mais de 570 milhões de euros para a proteção climática e ambiental nos próximos dois anos. Esses recursos financeiros são oriundos do duplo orçamento e de fundos especiais do governo federal, como berlim.de relatado. Ao implementar estas medidas, a energia geotérmica profunda desempenha um papel fundamental na consecução dos objetivos climáticos de Berlim e na redução das emissões de dióxido de carbono nas empresas estatais em 70% até 2030.
Além disso, Berlim deverá disponibilizar um total de 2,3 mil milhões de euros para o pacto climático até 2030. Um plano abrangente para a Lei de Adaptação Climática será apresentado em Maio de 2026, seguido de uma estratégia holística de adaptação climática em Novembro do mesmo ano. Uma componente importante desta estratégia é o plano de aquecimento, que visa fornecer calor neutro para o clima aos proprietários de edifícios.
Energia geotérmica como recurso central
Um elemento central deste planeamento é a energia geotérmica profunda, considerada crucial para a descarbonização do fornecimento de calor. Para financiar as medidas do “Roteiro de Energia Geotérmica Profunda de Berlim”, o Senado aprovou cerca de 98 milhões de euros. Esta decisão foi tomada numa reunião realizada em 15 de novembro de 2023, e um novo conceito de financiamento será lançado para examinar possibilidades de curto e médio prazo para projetos geotérmicos profundos. Trata-se de um acréscimo valioso à estrutura existente de proteção climática, que teve de ser redesenhada na sequência de uma decisão do Tribunal Constitucional Federal, uma vez que o financiamento através do fundo especial de Berlim já não é permitido deepgeothermie.de explicou.
Berlim já começou a implementar o “Roteiro de Energia Geotérmica Profunda” em 2025. Isto inclui perfurações de teste que serão realizadas a partir de 2028 em correlação com os resultados da pesquisa sísmica 3D planeada. Os primeiros sucessos foram alcançados com medições sísmicas 2D em Marzahn e Lichtenberg, cujos resultados são muito promissores. A sensibilização para as possibilidades da energia geotérmica será ainda mais reforçada nos próximos anos.
Quadro jurídico e desenvolvimentos futuros
Em 6 de agosto de 2025, o projeto da Lei de Aceleração da Energia Geotérmica foi aprovado pelo governo federal com o objetivo de acelerar o uso da energia geotérmica na Alemanha. Esta lei pretende facilitar drasticamente a expansão das centrais de energia geotérmica e a exploração da energia geotérmica. As barreiras ao desenvolvimento estão a ser reduzidas, o que também incentiva as famílias a instalar as suas próprias bombas de calor bundeswirtschaftsministerium.de informado.
As considerações relativas à energia geotérmica profunda não são apenas tecnologicamente relevantes, mas também ambientalmente relevantes. Desta forma, a proteção da natureza e das espécies é mantida apesar dos progressos. Ao mesmo tempo, é respeitada a orientação para as directrizes europeias para a utilização de energias renováveis, o que significa que Berlim pode desempenhar um papel pioneiro no fornecimento de energia respeitadora do clima.
Globalmente, mostra que Berlim está determinada a adoptar abordagens inovadoras para combater as alterações climáticas e a confiar em tecnologias como a energia geotérmica profunda para satisfazer as suas próprias necessidades energéticas de uma forma amiga do ambiente.